introdutorio_2018

Curso Introdutório 2018

A Universidade Federal de Goiás realiza a integração dos novos servidores técnico-administrativos em Educação (TAE) desde 2002. Ao longo dos anos, os formatos e métodos foram aperfeiçoados e, no início de 2016, foi implantado o "Curso Introdutório Técnicos Administrativos em Educação", que representa um avanço neste processo, com a utilização de mídias diversificadas e reformulação da metodologia dos encontros presenciais, estabelecidos com base na autonomia, acessibilidade, formação continuada, compromisso e humanização. Destina-se aos servidores recém-empossados, oriundos de concurso público ou redistribuição, que estejam em estágio probatório, além de proporcionar o conhecimento sobre a instituição.

O curso, com foco na inovação e na utilização da tecnologia e das mídias interativas, foi elaborado em parceria com o Media LAB, por meio da plataforma VIAS, um ambiente virtual de cursos on-line, produzido para o Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), com a perspectiva da formação contínua e do desenvolvimento da autonomia do servidor. O curso busca possibilitar  o cumprimento do Art. 41, seção VII, da Resolução CONSUNI n° 02, de 24 de janeiro de 2014, o qual dispõe que, “ao ingressarem na universidade, os TAEs deverão participar, em caráter obrigatório, das atividades de integração institucional definidas pelo DDRH, sendo sua participação indispensável para a finalização do estágio probatório”, mediante apresentação do certificado.

Para participar, o servidor deverá se cadastrar na Plataforma VIAS, no seguinte endereço eletrônico: https://vias.ddrh.ufg.br. Depois, deve aguardar até que o DDRH aprove o cadastro feito, para só então começar a cursar os módulos de Ensino a Distância (EaD).

A carga horária do curso é de 80 (oitenta) horas distribuídas em sete módulos oferecidos pela Plataforma Vias, intitulados: “Introdução”, “Conheça a UFG”, “Carreira”, “Código de Ética”, “Atividades Finais”, “Relatório de Eventos” e “Avaliação de Reação”. Este último é habilitado oito dias depois de concluídos os outros seis módulos.

A aprovação no curso requer a conclusão de todos os módulos a distância e participação nos encontros presenciais, dentro dos três anos do período de probatório. Ressaltamos que, antes de finalizar as atividades EaD, é imprescindível comparecer a dois encontros presenciais de 4 horas, cada. Ao término do curso, a certificação poderá ser obtida na própria Plataforma VIAS.

Caso o servidor encerre o período de estágio probatório antes da conclusão dos módulos EaD, o DDRH emitirá uma declaração para ser anexada ao processo, com o objetivo de dar respaldo legal ao servidor, até que ele adquira a certificação.

Cada regional define o seu cronograma presencial, com carga horária mínima de 4 horas por encontro presencial.

Em tempo, ressaltamos que, caso o servidor deixe de comparecer aos encontros solicitados, deve comunicar formalmente sua ausência à Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento (CCD/DDRH), por meio do e-mail capacita.ddrh@ufg.br. Além de enviar o comunicado, para compensar sua ausência, o servidor deverá participar de outros eventos promovidos pela UFG, com carga horária equivalente. Posteriormente, conseguirá declarar essa atividade no módulo EaD, em “Relatório de Eventos”, clicando na opção “Outros”.

Em caso de dúvidas, favor informar a CCD/DDRH, pelo email capacita.ddrh@ufg.br.

Categorias : Ações de Capacitação