Weby shortcut
Formação_docente

Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior - Regional Goiânia - 2016

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos – Prodirh  juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação - Prograd consolidam em 2016 sua parceria na realização do Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior com a inserção deste curso no Plano Anual de Capacitação 2016.

O programa é destinado aos servidores docentes recém-ingressos à UFG, oriundos de concurso público, e atende exigência da Resolução CONSUNI nº 32/2013, a qual estabelece, em seu art. 8º:

Art. 8º Ao tomar posse, o docente deverá participar do programa de atividades relativas à política de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e sua inserção na realidade da UFG, promovidas e regulamentadas pela Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD e pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos – PRODIRH. § 1º A comprovação de participação nas atividades de que trata o caput deste artigo integrará a avaliação a que se refere o artigo anterior. § 2º A realização das atividades exigidas no caput deste artigo é condição indispensável para finalização do estágio probatório. (UFG, 2013)

O programa objetiva criar um espaço de socialização de conhecimentos, experiências e culturas acadêmicas, buscando uma integração entre os docentes, assim como uma compreensão mais geral do que é o trabalho docente na UFG. A participação no Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior constitui uma oportunidade para uma maior e melhor inserção dos novos professores da UFG na carreira docente por meio da apresentação da UFG e de sua estrutura institucional, da problematização de questões atinentes à prática pedagógica docente, da criação de espaços de diálogo, partilha e troca de experiências entre os docentes.

Nessa perspectiva, o Programa Formação para a Docência na UFG tem uma estrutura modular, com carga horária total de 60 horas, distribuídas em quatro módulos, ao longo dos dois primeiros anos do estágio probatório. O docente deverá fazer todos os módulos obtendo um mínimo de 75% de frequência em cada um. 

Na Regional Goiânia, são oferecidas duas turmas ao ano, uma turma por semestre, sendo que os encontros presenciais são realizados habitualmente às quintas-feiras das 14h às 18h, no Campus Samambaia. As Regionais Jataí, Catalão e Goiás realizam turmas específicas do programa para os docentes ingressos em suas regionais.

 

Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior - Turma 2016/2

O Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior oferece a turma 2016/2, que tem como público-alvo os docentes da Regional Goiânia ingressos na universidade nos anos de 2015 e 2016. A turma possui 40 vagas e está prevista para iniciar-se em 08 de setembro de 2016, tendo seu cronograma previsto para às quintas-feiras, das 14 às 18h, no Campus Samambaia, sala a definir.

Solicitamos que os docentes que estão em estágio probatório e ainda não fizeram o curso preencham o Formulário de Inscrição (clique aqui).

O prazo para inscrição nesta turma encerra-se em 01 de setembro de 2016.

 Acesse o Programa do Curso para mais detalhes.

Cronograma - Turma 2016/2
 
Módulo Local Data Horário  C.H Vagas
 Módulo 1: Nossa UFG: Espaço Aberto para Você Auditório do Instituto de Matemática 08/09 a 29/09 Quintas-feiras - 14h às 18h 16 40
Módulo 2 : Vivências Pedagógicas a definir 03/11 a 24/11 Quintas-feiras - 14h às 18h 16 40
Módulo 3 : Docência em Tempos Tecnológicos  EAD a definir - 16 40
Módulo 4: Tempo de Debate  -  a definir  -  12  40

 

 

             

Source : CCD/DDRH

Categories : Ações de Capacitação

List all Back